É comum que empresas se questionem a respeito da importância do monitoramento de energia elétrica em seus negócios.
Por outro lado, também é recorrente encontrarmos aquelas que acreditam que estão fazendo o monitoramento de energia elétrica da maneira correta, seguindo apenas os dados apresentados nas faturas de energia elétrica no final do mês.
Algumas ainda procuram ir mais a fundo, buscando dados mais claros do que apenas aqueles que vêm nas faturas, mas, ainda assim, acabam dependendo de processos que prejudicam uma leitura fiel e um diagnóstico preciso de sua eficiência energética, como envio de dados históricos que estão em posse das concessionárias de energia elétrica.
Esse tipo de necessidade acaba prejudicando a organização das informações e o planejamento na melhoria da gestão de energia.
As empresas que buscam fazer uma gestão de energia efetiva têm ciência de que é preciso ir além de reduzir custos. O ideal é otimizar os processos, tornando-os mais eficientes e rentáveis, controlando o consumo de forma que seja orientado ao resultado.
O monitoramento de energia de forma remota é uma das soluções mais assertivas, pois garante uma leitura contínua dos dados de consumo, simplificando a gestão de energia e potencializando os ganhos ao longo do tempo.
O que é monitoramento de energia elétrica?
O monitoramento de energia elétrica ou monitoramento do consumo de energia é o processo automatizado de registrar, processar e analisar a rede elétrica em período integral.
Ele acompanha os dados de consumo, potência e tensão, permitindo que os gestores tenham um panorama claro de como a energia elétrica e a eficiência energética estão se comportando nos diferentes processos, ativos e setores da operação.
Outro ponto de destaque (e talvez o mais importante) é a possibilidade de prever gargalos e até mesmo impedir que eles aconteçam, garantindo melhores resultados e redução de custos com a manutenção ou prejuízos na produção.
E como isso é feito? A resposta é simples: tecnologia.
A junção de software e hardware – com sensores de monitoramento de energia elétrica, conexão à rede móvel de internet, inteligência artificial e IoT – permite uma visualização clara sobre a saúde e desempenho do consumo de energia elétrica por meio do cruzamento de dados entre ativos similares ao que está sendo monitorado.
Os dados coletados pelo sistema de monitoramento de energia são processados, armazenados e apresentados por meio de indicadores confiáveis, capazes de revelar como a sua empresa consome energia elétrica, os picos de consumo ou as falhas em potencial.